Sempre existe a preocupação do professor com a produção de textos, como ensinar, as crianças escrevem pouco, não desenvolvem as ideias, mesmo com todo o esforço do professor em explorar algumas coisas para estimular.
Hoje vamos falar sobre produção de texto. Vamos às dicas:
Essa é a uma grande questão quando planejamos uma produção de texto. Temos que pensar qual é o nosso objetivo, quando a criança vai escrever sobre texto, porque estou pedindo essa produção, o que eu quero desenvolver com os alunos, a intenção é trabalhar a estrutura, a criatividade ou algum gênero textual específico ou trabalhar a ortografia?
Portanto, analise qual a intenção com a proposta da produção do texto.
Quando pedimos que a criança faça um texto, ela tem que saber para quem vai escrever. Ela vai escrever um bilhete para um colega, ou talvez um convite para a festa que acontecerá na escola, ou ainda, se esse texto será lido para outros colegas e participará de algum concurso, ou se é apenas para entregar ao professor para uma correção.
O texto produzido será livre ou será uma discussão de ideias com toda a turma. Assim ela pode concretizar suas ideias para atingir o objetivo.
Não podemos ficar só escrevendo bilhetes, convites etc. Podemos pegar uma propaganda que aparece em um anúncio, ou até mesmo do facebook. Uma propaganda de rádio ou tv pode se transformar em um anúncio escrito, criar estratégias para que isso se transforme.
As crianças atualmente usam demais as mídias sociais, e podemos usar, por exemplo, o youtube. Assistir um vídeo e depois escrever sobre o assunto que aquele vídeo falou. É uma maneira de aproximar a escrita com esse mundo que as crianças vivem hoje.
Isso nos leva a outra possibilidade que é transformar um texto escrito em um vídeo. Precisamos disponibilizar microfone, câmera e até iluminação. Também podemos proporcionar que elas contem o que acontece na hora do intervalo, na sala de aula, tudo de forma escrita e preparando um roteiro para transformar em um vídeo. Muito atual e estimulante esse projeto.
Levar as crianças para a rua, por exemplo, e estimulá-las a observar situações concretas do dia a dia, para que descrevam o que as pessoas estão fazendo em determinado lugar de forma real e semelhante ao que elas vivem diariamente.
Essa é a principal dica. Deixar que as crianças mostrem o que elas querem escrever é uma ótima proposta para que elas desenvolvam seus textos de forma prazerosa. Isso faz parte das coisas que a sala de aula devem proporcionar ao aluno de forma que ele se interesse, se motive e tenha mais vontade de produzir.
Deixe que eles falem um pouco sobre as experiências deles, o que estão vivendo e o que está “bombando” no cotidiano de cada um. Escute um pouco sobre o que eles querem falar e para quem querem falar.
Bom, essas são algumas dicas e propostas para estimular a produção de textos. Se você tem mais alguma coisa para acrescentar, alguma experiência ou discorda de algo, deixe seu comentário para que possamos discutir a respeito com outros colegas.